A Lyceum Consultoria Educacional foi criada no ano de 2009 pelos professores Joan Edesson de Oliveira e Jocelaine Rossi Duarte. Os dois já acumulavam uma experiência considerável de trabalho com formação de professores e elaboração de material didático-pedagógico, tendo participado da criação da Escola de Formação Permanente do Magistério de Sobral, experiência pioneira, e sido seus primeiros dirigentes, entre 2005 e 2008.

Trabalhamos com formação de professores do ensino fundamental, elaboração de material didático-pedagógico, avaliação diagnóstica e acompanhamento da aprendizagem dos alunos, com sugestões de intervenção na gestão do ensino e no processo pedagógico. O trabalho da Lyceum é focado portanto, em três áreas que se interligam: o material didático-pedagógico estruturado, a avaliação diagnóstica e o acompanhamento.

O diferencial do nosso trabalho é o processo de acompanhamento mensal através das avaliações diagnósticas, que permite ao município acompanhar todos os alunos individualmente por turma ou escola, tendo um panorama geral da rede, possibilitando assim intervenções pedagógicas e de gestão que se fizerem necessárias.

ATUAÇÃO

A Lyceum começou a desenvolver os seus trabalhos no ano de 2009. De lá até agora desenvolveu trabalhos de formação, produção de material didático-pedagógico, avaliação diagnóstica, acompanhamento de gestão, sempre com foco na qualidade da aprendizagem dos alunos, nos municípios de Acopiara, Alcântaras, Apuiarés, Barbalha, Barroquinha, Bela Cruz, Cariré, Cedro, Coreaú, Frecheirinha, Guaraciaba do Norte, Groaíras, Hidrolândia, Iguatu, Maranguape, Martinópole, Meruoca, Morrinhos, Pacujás, Reriutaba, Sobral e Tianguá.

No ano de 2018 prestou consultoria ao programa Educar pra Valer, desenvolvido pela Associação Bem Comum, nos municípios de Cachoeira do Sul-RS, Codó-MA, Conde-PB, Garanhuns-PE e Vitória da Conquista-BA. Em 2019, com a expansão do programa Educar pra Valer, atuou em todos os vinte e três municípios atendidos pelo mesmo, com produção de material didático-pedagógico, formação de professores, produção de avaliações diagnósticas e formação de gestores. Atualmente atua em todos os municípios que fazem parte do Educar pra Valer, na Bahia (Alagoinhas, Camaçari, Mata de São João e Vitória da Conquista), Ceará (Fortaleza), Maranhão (Codó, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Timon e Vargem Grande), Paraíba (Conde, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Princesa Isabel e Sousa), Pernambuco (Garanhuns, Igarassu, Olinda, Paulista e Serra Talhada) e Rio Grande do Sul (Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo).

Lyceum Consultoria Educacional